terça-feira, 8 de junho de 2010

Questionamento 1: Saudade.

Como a típica adolescente que vive pensando, faço milhões de questinamentos diariamente, parece que eu voltei a aquela fase da infância conhecida como "fase dos porques". Me indago sobre tudo e todos, até me questiono até mesmo sobre o porque so céu ser azul. Tenho eu a impressão de que fazendo tais perguntas sobre tudo e todos, talvez tenha respotas que me satisfaçam, ou pelo menos algumas aceitáveis. Mas como já é de esperar, nenhuma das poucas respostas que obtive me deixam feliz, nenhuma me satisfaz completamente, sempre falta algo, uma vírgula.
Então pra tentar entender certas questões, decidi escrever sobre e assim talvez eu consiga sozinha achar minhas próprias respostas, pois essas com certeza me bastarão e me satisfarão. Acho que esse era o problema da minha insatisfação, eu aceitava as respotas alheias e não fazia as minhas respostas, ai está meu erro.
Então, para começar a sequência de questionamentos começarei falando de um dos sentimentos mais presente em mim ultimamente, o que anda mais confundindo a minha cabeça (que já não é a das mais organizadas): Saudade, afinal o que é esse sentimento ?
Acho que a maior respresentação de saudade que eu tive foi num sonho, onde eu sonhei com o quarto da minha irmã falecida vazio, apenas com a cama dela nele. A cama estava forrada e arrumada, explicitando bem que ninguém toca nela a um certo tempo, mais precisamente um ano e seis meses. E eu me senti como aquele quarto, vazio demais e organizado demais, implorando por movimento e bagunça que jamais voltará a acontecer. E então depois de "admirar" cada vazio daquele quarto eu saía correndo aos prantos e então eu acordei. Depois de despertar um filme passou pela minha cabeça, e o mesmo sentimento que me fez chorar nos sonhos, me sufocou na realidade.
Em alguma lugar eu li que saudade era olhar pro lado e perguntar: Cadê? No caso, eu já revirei tudo de cabeça para baixo perguntando isso e NADA aconteceu, o silêncio permanecia vagando no vazio.
Existem vários tipos de saudades, mas ela é basicamente a falta de algo que você já teve ou presenciou e perdeu ou acabou por algum motivo que não dependia de você. É como uma eterna abstinência, porém de algo que você nem suspeitava que era uma droga. E ai você é tomado por um grande desespero, pois a sua "droga" não voltará, e ai você descobre que esse desespero nada mais é que a saudade que te sufoca.
A saudade é a concientização de que algo nunca mais voltará, e como essa certeza dói e machuca, pois é nesse momento que aquela frase clichê te vêm a cabeça: que os momentos bom não voltam, e tudo aqui que já estamos cansados de escutar e de pensar.
Acho que diante de tais fatos consegui perceber a tamanha profundidade e complexidade que a saudade tem, e creio eu que a minha primeira questão foi respondida. - Por Isabella Cancio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário